quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E A INFLUÊNCIA NA APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

SKINNER: O ENSINO DEVE SER PASSADO COM UMA ELABORAÇÃO CUIDADOSA DO MATERIAL, COM UMA ANÁLISE PORMENORIZADA DO QUE SE QUER TRANSMITIR. PLANEJANDO EM PEQUENOS PASSOS PARA QUE O PROCESSO SEJA PREVISÍVEL AO MÁXIMO. CADA PROBLEMA DEPENDE DA RESPOSTA ANTERIOR PARA QUE SE POSSA PROGREDIR DE FORMA EVICIENTE ATÉ CHEGAR AO COMPORTAMNETO DESEJADO. É IMPORTANTE PERMITIR QUE CADA ALUNO PROGRIDA SEGUNDO SEU RITMO E POSSA RETORNAR AO TRABALHO NO PONTO EM QUE PAROU.

AUSUBEL: PARA ELABORAR UMA MATERIAL PARA SER UTILIZADO NA AULA DE INFORMÁTICA, DEVEMOS FAZER COM QUE A APRENDIZAGEM SEJA DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS, ESTABELECENDO QUE ESSA APRENDIZAGEM OCORRA POR ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS E PROPOSIÇÕES NA ESTRUTURA COGNITIVA DOS ALUNOS. O CONTEÚDO DEVE SER TRABALHADO ETAPA POR ETAPA, QUE TAMBÉM DEVERÁ ESTAR ANCORADO NO CONHECIMENTO ANTIGO, POIS DESSA MANEIRA O ALUNO APRENDERÁ.

BRUNER: SUA TEORIA É CONSTRUTIVISTA. DEVEMOS TER A PREOCUPAÇÃO EM CONSTRUIR O QUE O ALUNO IRÁ TRABALHAR. A PARTIR DESSAS ATIVIDADES É QUE ELE VAI CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO. A APRENDIZAGEM É CONSTRUÍDA DE MANEIRA A PRIVILEGIAR A CURIOSIDADE DO ALUNO E O EDUCADOR AGE NO PAPEL DE INSTIGAR ESSA CURIOSIDADE LEVANDO O EDUCANDO À DESCOBERTAS. O CURRÍCULO DEVE SER EM ESPIRAL, O CONHECIMENTO TRABALHADO COM O ALUNO TEM QUE ESTAR SEMPRE VOLTANDO, RECICLANDO, CONSIDERANDO SEMPRE O CONHECIMENTO PRÉVIO

CARL ROGERS: A APRENDIZAGEM DEVE SER SIGNIFICATIVA, É NECESSÁRIO TER INTERESSE E ESTAR MOTIVADO PELO ASSUNTO. SÓ SE APRENDE AQUILO QUE É NECESSÁRIO, POR ISSO O EDUCADOR DEVE SEMPRE TRAZER ASSUNTOS QUE ESTIMULEM O ALUNO. A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SÓ É POSSÍVEL SE O PROFESSOR ACEITAR O ALUNO TAL COMO ELE É, RESPEITANDO OS SEUS LIMITES E AGINDO COMO UM FACILITADOR, ORIENTANDO PARA OS SEUS PONTOS A MELHORAR. O PROFESSOR DEVE DESENVOLVER UMA RELAÇÃO PESSOAL COM OS SEUS ALUNOS E ESTABELECER UM CLIMA FAVORÁVEL NA AULAS, DE MANEIRA A ESTABELECER A CONCRETIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FAZENDO PARTE DO GRUPO E NÃO SE COLOCANDO ACIMA DELE.

GAGNÉ: TEORIA INSTRUCIONAL. DEVE-SE ESTUDAR O QUE DEVE EXISTIR EM SALA DE AULA PARA QUE O ALUNO APRENDA. ESSA TEORIA IDENTIFICA AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A APRENDIZAGEM. CADA PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEVE TER UMA HIERARQUIA DETERMINADA E CADA ATIVIDADE SÓ DEVE SER TRABALHADA QUANDO OS REQUISITOS ANTERIORES FOREM CUMPRIDOS. O PLANO DE AULA DEVE SER MUITO BEM ELABORADO PARA QUE AS CONDIÇÕES EXTERNAS REQUERIDAS POSSAM SER OFERECIDAS E AS INTERNAS ESTEJAM PRESENTES EM CADA ETAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário